O projeto Lê Pra Mim?

                                                                                                                                       Fátima Bernardes

LÊ PRA MIM? é um projeto de incentivo a leitura de livros infantis brasileiros, com atividade sócio-cultural, onde personalidades leem livros infantis brasileiros para crianças, em encontros literários. Além disso, é um projeto de inclusão social que vem ao encontro das política públicas praticadas no Brasil. 

Tem início em janeiro de 2010 e foram realizadas 42 EDIÇÕES. Passamos por 22 cidade. Até agosto de 2023, mais de 36 MIL CRIANÇAS participaram das leituras e 30 MIL LIVROS foram doados. O somatório de toda a valoração de mídia espontânea ao longo dos nova anos de projeto é de aproximadamente R$ 12.963.106,94.

Mais de 690 artistas representativos e personalidades das cidades participaram das leituras. Nomes como Fátima Bernardes, Gaby Amarantos, Roberta Miranda, Denise Fraga, Marco Luque, Marília Gabriela, Maitê Proença, Paloma Jorge Amado, Reynaldo Gianecchini, Cláudia Raia, Gloria Maria, Regina Duarte, Edson Celulari, Débora Bloch, Zezé Polessa, Nicette Bruno, Eliana, Julia Lemmertz, Laura Cardoso, Marisa Orth, Otávio Mesquita, Ronnie Von, Susana Vieira, Malu Mader, Antônio Calloni, entre outros.

O objetivo maior é incentivar a leitura, a escrita e a comunicação entre as crianças. Os leitores, formadores de opinião, atores de televisão, personalidades, mostram às crianças que a literatura é importante.

DIFERENCIAIS

1- Personalidades da mídia, formadores de opinião, leem os livros para as crianças. Convidamos personalidades locais para participar, gerando identificação imediata das crianças;
2- Apresentamos sempre em um Centro Cultural, Biblioteca ou Ponto Turístico da cidade;
3- Intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira dos Sinais) em todas as leituras;
4- Levamos alunos de escolas públicas, orfanatos, creches e ONGs em todos os encontros. Quando não levamos as crianças, nos apresentamos dentro das escolas públicas;
5- Doamos um livro infantil pra cada criança levar para casa e multiplicar a leitura;
6- Encontros literários em diversas cidades brasileiras;
7- Capacitação de professores nas escolas.

O QUE FAZEMOS?
  • Montamos o espaço com 100 almofadas em formato de livros infantil em um ponto turístico, ou centro cultural, ou escola.
  • Enviamos ônibus para buscar alunos de escolas publicas municipais para participar. Por encontro, 100 alunos.
  • Antes das leituras apresentamos um vídeo com informações sobre reciclagem do lixo.
  • Ensinamos alguns símbolos em LIBRAS para as crianças. São cores, frutas, cumprimentos de “bom dia”, “oi”, “boa tarde” e “boa noite”.
  • No encontro literário são lidos 2 livros infantis, um por uma personalidade da mídia e outro por um ator de teatro.
  • O intérprete de LIBRAS faz a interpretação das leituras para crianças surdas.
  • Toda criança leva para casa um livro infantil, não necessariamente o que foi lido, porém livros de qualidade comprados de editoras renomadas.
  • Oferecemos capacitação para  professores multiplicarem a ação da leitura junto aos alunos.
RESULTADOS

R$ 12.963.106,94 (mídia espontânea)
                  36.086 crianças beneficiadas
                  30.310 livros doados
                       797 livros infantis lidos
                       693 personalidades presentes
                       400 encontros literários 
                       344 instituições atendidas
                         39 edições realizadas
                         22 cidades percorridas
                         13 anos de atividades

JUSTIFICATIVA

O sétimo princípio da Declaração dos Direitos da Criança, adotada pela ONU em 1959 e ratificada pelo Brasil, diz que “A criança terá direito a receber educação, que será gratuita e compulsória pelo menos no grau primário.” Partindo deste princípio, este projeto é gratuito para todas as crianças, de qualquer classe social. O principio diz ainda que “Ser-lhe-á propiciada uma educação capaz de promover a sua cultura geral e capacitá-la a, em condições de iguais oportunidades, desenvolver as suas aptidões, sua capacidade de emitir juízo e seu senso de responsabilidade moral e social, e a tornar-se um membro útil da sociedade.”

Pesquisa publicada em 2020, pelo Instituto Pro Livro, Retratos de Leitura no Brasil indica que o país perdeu nos últimos 4 anos mais de 4,6 milhões de leitores. A porcentagem caiu de 56% para 52%. Brasileiros com mais de 5 anos que não leram nenhum livro representam 48% da população. A pesquisa informa ainda que 34% dos entrevistados disseram que alguém os estimulou a gostar de ler. 

Segundo o Conselho Nacional de Justiça, há 47 mil crianças e adolescentes vivendo em abrigos no Brasil. As crianças em situação de acolhida frequentam escolas públicas comuns e, muitas vezes, as escolas não oferecem o suporte necessário para que essas crianças se sintam incluídas. 

Com os dados acima, atuamos para amenizar as perdas e formar novos leitores. Queremos que a criança, incentivada a ler, busque no livro um companheiro, uma resposta, faça a sua analise, tire suas próprias conclusões, evite ser manipulada e se torne um cidadão participante.

PÚBLICO ALVO - crianças entre 4 a 10 anos de idade, de todas as classes sociais, moradoras de qualquer região das cidades que nos apresentarmos, alunos de escolas publicas e privadas das cidades, crianças de instituições filantrópicas e Ongs.

ACESSIBILIDADE – durante as leituras, uma intérprete de LIBRAS faz a tradução para crianças e adultos com necessidades especiais auditivas

DEMOCRATIZAÇÃO - Apresentando este projeto nas escolas estaremos levando a literatura infantil com atores da mídia para as crianças sem distinção de classe social, credo, religião, ou local de moradia. Quando apresentamos em pontos turísticos, nós enviamos transporte para buscar os alunos de escolas públicas municipais.

IMPORTÂNCIA SOCIAL, CULTURAL, ECONÔMICA E AMBIENTAL

Temos feedback de escolas públicas e de instituições que participaram em outras edições do projeto, que o habito da leitura entre as crianças aumentou. Passaram a procurar outros títulos em bibliotecas e as professoras passaram a ler para as crianças em sala de aula.

Através dos livros que doamos, crianças mais velhas leram para outras mais novas nas suas comunidades, e em casa também. Este projeto é multiplicador. Além do livro que cada criança leva para casa, pais e responsáveis, fora dos encontros literários passam a ler para as crianças.

Do ponto de vista social, não fazemos distinção entre crianças. Escolas públicas e instituições misturam-se ao público espontâneo e a crianças de escolas privadas, permitindo a integração e a interação entre elas. Sem falar que, com a presença dos responsáveis que também vão aos encontros, existe a socialização entre as crianças e seus responsáveis.

Do ponto de vista econômico, estamos valorizando a literatura brasileira e as escolas e responsáveis passam a procurar novos títulos infantis em livrarias para comprarem para seus alunos e/ou filhos. As crianças passaram a pedir aos pais/professores mais livros para lerem. E portanto ocorre um pequeno aumento das vendas de livros infantis.

Do ponto de vista ambiental, temos uma ação que explica a importância da separação do livro para a reciclagem, através das cores das lixeiras azul, vermelha, verde, amarela e marrom.